Conheça o legado de três gerações que dedicaram suas vidas à fabricação e ao comércio de artefatos de couro

Contada pelo sucessor Christian Lago dos Reis

1930 – 1ª GERAÇÃO DEU INÍCIO À PROFISSÃO EM ANDRADAS, MG

Nossa história começa nos idos de 1930 em Andradas, sul de Minas Gerais, onde meu avós paternos (filhos de imigrantes italianos) começaram o ofício de coureiros. Meu avô, mais especificamente, era seleiro – artesão que produzia selas e arreamentos para os cavaleiros daquela época.

1968 – 2ª GERAÇÃO: “DO COURO SAI A CORREIA

Meu pai, Joaquim José dos Reis, filho primogênito, aprende a profissão com o pai e o ajuda na produção aos 12 anos de idade. Em meados de 1968, ele tem a ideia de abrir um pequeno comércio e expandir a linha de produtos em couro. Além de aparatos para cavalos, ele pensa no vestuário para os cavaleiros e suas famílias. Nessa época surge o famoso apelido “FIOLA“, como era carinhosamente chamado pela avó italiana.

1972 – INÍCIO DA EXPANSÃO

Casado e residente em Poços de Caldas MG, meu pai faz diariamente o trajeto Poços / Andradas. FIOLA se consolida no comércio Andradense, adquire um prédio em suaves e longas prestações e abre uma loja de 200 m². As CASAS REIS (então matriz e filial) era o nome dos dois varejos que ganharam muita popularidade na região, que diga-se de passagem, pelo carisma e simpatia do meu pai. A matriz era um magazine com grande variedade em vestuário, selaria e artigos de couro.

1983 – FÁBRICA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP

FIOLA conhece um artesão chamado Carlos Felisberto. Um verdadeiro artista que entalhava artefatos de couro à mão com perfeição. Juntos eles montam uma fábrica pequena e começam a vender a produção para lojistas de SP, MG e RJ. FIOLA faz parceria com a BAGAGGIO, e abastece diversas de lojas em shopping centers do Rio de Janeiro. Lembro-me que, aos 15 anos, fui sozinho para o RJ fazer o papel de representante comercial e tirei vários pedidos!

1988 – O COMEÇO EM POÇOS DE CALDAS, MG

Minha mãe – Teresinha Lago dos Reis – e sua irmã Maria do Carmo abrem uma escola de artes e loja de artesanatos em 1983 com o nome de Cer’artes. No auge da música sertaneja raiz e da onda country no Brasil, meu Pai vislumbra uma oportunidade de negócio e convida o concunhado Guilherme Carvalho Dias para montarem uma loja country no lugar do comércio das esposas. Nascia a CER’ARTES COUROS. Em 1991, FIOLA produz cinto de couro personalizado para o maestro RAY CONNIFF e o entrega pessoalmente no seu camarim em uma apresentação com sua orquestra em Ribeirão Preto, SP.

1993 – PREPARAÇÃO PARA O FUTURO

Vou fazer faculdade em Campinas, onde me pós graduei e trabalhei por 12 anos em várias empresas a fim de aprimorar meus conhecimentos em administração. Meu pai adquire a parte do sócio na loja e se estabelece definitivamente em Poços de Caldas.

2005 – NASCE UM NOVO PROJETO: A CORAZZI

Depois de muitos anos fora, era chegada a hora da sucessão. Decido voltar para minha cidade natal em 2004. Vejo que é o momento de atualizar e potencializar o negócio familiar. Como o prédio era nosso, decidimos demolir o antigo e projetar uma nova sede de 300 m², com arquitetura e instalações customizadas para o novo empreendimento. Estudo e pesquiso a construção de uma nova marca e novo posicionamento no mercado.

Muito embora sejamos descendentes de italianos, Corazzi não é o nosso sobrenome. A criação do nome é bem peculiar. A marca CORAZZI surgiu da junção de COURO e GRAZI (nome da minha irmã Graziela). Em italiano significa ‘blindar-se’ (inflexão do verbo corazzare).

Em 11 de agosto de 2005 inauguramos a loja. O Estilo único, qualidade premium e a assinatura dos produtos fazem da CORAZZI um modelo de negócio.

2012 – COMÉRCIO DIGITAL

O turismo pujante na cidade impulsiona nossa marca e nos faz conhecidos principalmente no sudeste do país. Com a evolução da tecnologia da informação e do comportamento de compra do consumidor, a CORAZZI começa suas vendas online.

2022 – 10 ANOS DA CORAZZI.COM.BR

Fomos os pioneiros em comércio eletrônico na região. Nós nos orgulhamos de estarmos presentes na internet há 10 anos, entregando nossos produtos em todo Brasil. No comércio físico completamos 17 anos esse ano.

Christian Lago dos Reis – CEO DA CORAZZI