O verniz voltou com tudo em 2019! E os sapatos de verniz são uma ótima maneira de inserir essa tendência no seu guarda-roupa. Agora, um probleminha que o pessoal enfrenta é: a limpeza dos sapatos de verniz.

 Estamos vivenciando o retorno dos sapatos de verniz desde o ano passado, e esse ano ficou muito mais intensa a chegada do verniz no mundo da moda. É um estilo básico, elegante, mas que requer alguns cuidados na hora de manter.

A maior dificuldade do pessoal em escolher comprar uma peça de verniz é justamente o cuidado que requer pra ele continuar sempre lindo e brilhante, mas não é nada muito complicado não!

Nesse post, vou mostrar pra vocês algumas dicas de como manter seu sapato de verniz perfeito por muito tempo!

ANTES DE USAR: DICAS DE PREVENÇÃO

Melhor do que esperar o sapato de verniz ficar machucado, é prevenir que ele chegue nesse ponto, certo? Então antes mesmo de colocar seu sapato novo e lindo nos pés e sair por ai, siga essas dicas:

  1. Pegue uma flanela limpa e remova toda poeirinha que possa estar no sapato;
  2. Aplique óleo de bebê nas áreas que você já sabe que tem chances de rachar, esfregue com muita delicadeza.
  3. Na hora de guardar, mantenha um dos pés na sacolinha própria pra sapatos para que não grudem um no outro, como de costume em sapatos de verniz.
  4.  Outra forma de guardá-los é colocar cada pé em uma meia de seda – pode ser aquele par de meias que você não usa mais, ou você pode ir em armarinhos comprá-las por metro! 

MEU SAPATO ESTÁ MANCHADO. O QUE FAZER?

Não desespere, tá tudo bem! A prevenção é um passo importante, mas é praticamente impossível sair de casa com sapatos de verniz e voltar com eles sem nenhuma manchinha.

Quando você chegar em casa e ver que seu sapato está com uma manchinha, pode seguir algum desses procedimentos, lembrando que valem para todos as cores de sapato:

AZEITE 

Fácil e prático, o azeite de oliva é uma solução caseira que também recomendamos.

Para usá-lo na limpeza do seu sapato de verniz, lembre-se de primeiro remover o pó dos sapatos, e então, coloque algumas gotas de azeite em um pano ou flanela levemente umedecida, e com cautela vá esfregando nas áreas manchadas até que estejam limpas.

O legal do azeite é que além de remover as manchinhas, ele também ajuda a manter seu sapato de verniz hidratado!

ÓLEO MINERAL

O óleo mineral pode te ajudar a remover as sujeirinhas do sapato, basta seguir a mesma ordem do azeite:

  1. Remova toda a poeira presente nos sapatos;
  2. Utilize pouco produto;
  3. Com o auxílio de um pano delicado, vá esfregando com bastante cuidado nas áreas manchadas, até que os sapatos estejam limpos novamente.

VASELINA

A vaselina segue a linha do óleo mineral: aplique o produto em um pano bem limpinho e de preferência suave, e com cuidado passe em todo o sapato e remova, esfregando bem de leve nas áreas com manchinhas.

Existem também os produtos próprios para a limpeza de verniz, você pode encontrá-los em mercados ou lojas específicas. No caso da utilização desses produtos, o ideal é seguir o método indicado pelo fabricante do produto.

DICA DE OURO: Quando terminar de fazer a limpeza dos seus sapatos de verniz, pegue um pano limpo e seco e passe em toda a superfície do calçado, assim você estará lustrando ele, o que manterá o brilho do sapato.

Passo a passo (foto: corazzi)

DEPOIS DO USO: COMO GUARDAR

Lembre-se que o verniz risca com facilidade, e por isso mesmo recomendei o uso de meias de seda, porém, além disso é ideal guardar os sapatos numa caixa ou naquela mesma sacolinha específica pra sapatos que eu citei lá no comecinho do post.

Mas atenção dobrada para onde você deixa seus sapatos também! Não os guarde em um local que bata muito sol e nem que seja muito úmido. Tanto o excesso de calor quanto excesso de umidade causam danos no sapato de verniz – e em qualquer outro!

Caso você não consiga escapar da umidade, lembre-se de comprar um anti mofo para colocar na sapateira, o produto irá absorver a umidade do local e manter seus sapatos prevenidos. Apenas tenha o cuidado de trocá-lo sempre que estiver cheio.

Espero que essas dicas tenham ajudado você a saber como cuidar do seu lindo e delicado sapato de verniz. E ah, lá na nossa loja você encontra tanto modelos clássicos como modelos descolados, dá uma olhada!

 

resultado do sapato