DICAS ÚTEIS PARA UTILIZAR EM CASA COM ROUPAS, VESTUÁRIOS E ACESSÓRIOS NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS

 

 

Nessa época de quarentena não podemos ficar restritos somente ao uso de máscara, álcool gel e lavar frequentemente as mãos. No post de hoje vamos te orientar sobre cuidados importantes com suas roupas, sapatos e acessórios quando chegar em casa. Muito embora a orientação seja #fiqueemcasa , mesmo com todas as facilidades digitais, ainda há tarefas que precisamos fazer presencialmente. 

 

ÁLCOOL GEL NO CARRO

 

Primeiro de tudo: mantenha um frasco de álcool gel 70% no carro. Sempre que entrar no automóvel higienize suas mãos antes de tocar o volante. Desta forma, você diminui as chances de transportar o vírus.

 

MORA EM PRÉDIO OU MORA EM CASA?

 

 

PRÉDIOS E CONDOMÍNIOS

Estas moradias normalmente disponibilizam álcool gel nas entradas, certo? Mas depois disso, você terá que pegar o elevador. Você pode andar com um saquinho pequeno ou mesmo de supermercado e cobrir sua mão para apertar o andar que deseja ir e no caso de ter que abrir a porta (caso não seja automática) continue utilizando o saquinho. Jogue esse saquinho dentro de um lixo com tampa fechada, de preferência naqueles latões fora do apartamento.

 

CASA

Se você tiver portão automático, ótimo! Contato zero com o exterior da casa! Mas caso tenha que passar pelo portão que possa ter tido contato com alguém da rua, ou você passa álcool gel antes e depois de abrir/fechar o portão ou utiliza um saquinho de plástico para cobrir sua mão. Jogue esse saco fora de preferência no lixo externo da casa com tampa fechada.

 

CHEGANDO EM CASA

 

SAPATOS

Os japoneses têm um hábito arraigado na sua cultura - independente da pandemia: nunca entrar em casa com os calçados que foram recém usados. Eles estão certíssimos! Muitas bactérias e vírus são trazidos do contato externo e ficam impregnados na sola do sapato. E possivelmente podem acabar contaminando alguém em casa. Esse hábito também foi recomendado pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Veja sobre essa matéria da exame aqui

 

VÍRUS PODE SOBREVIVER NO SAPATO POR ATÉ 5 DIAS

 

De acordo com uma matéria do THE NEW YORK POST, um professor da Universidade da Califórina, Berkeley relata que o CORONAVÍRUS pode sobreviver em sapatos cujas solas são feitas de couro, borracha e sintéticos por ATÉ 5 DIAS. Muito embora ele ressalte que mais estudos sejam necessários para essa comprovação. veja a matéria (em inglês) aqui

 

ROUPAS

Durante o período de epidemia, recomenda-se que suas roupas devem ser lavadas diariamente após o uso. Água e sabão em pó, segundo estudos, são suficientes para neutralizar o vírus. O vírus pode permanecer nas roupas por horas ou até dias, segundo estudos do INSTITUTO AMERICANO DE ALERGIAS E DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS. O estudo diz ainda que tecidos sintéticos expansivos e porosos como o polyester podem reter o vírus por mais tempo que os tecidos com base de algodão. 

 

CUIDADOS ESPECIAIS COM OS DETALHES DAS ROUPAS E CALÇADOS

 

Além dos tecidos, devemos ter atenção especiais com os detalhes como as embalagens, zíperes, botões e enfeites nas roupas. A permanência do vírus neles tem prazos diferentes de duração:

- Papelão: 24 horas

- Aço e Plástico: de 2 a 3 dias

- Cobre: 4 horas

Tenha em mente que muitos desses materiais estão presentes nas roupas e calçados!

 

BOLSAS

Você que não desgruda desse acessório precisa estar atento ao seguinte: evite apoiar a bolsa nos balcões e superfícies por onde passar. Evite esse contato pois milhares de pessoas passam por esses lugares públicos. Caso tenha esquecido, quando chegar em casa utilize uma flanela macia e passe um pouco de detergente neutro levemente umedecido. Não recomendamos esse procedimento como rotineiro pois pode danificar o couro ou outros materias com o uso contínuo. 

 

A CORAZZI se preocupa com você. Siga nossas dicas e cuide-se bem! 

 

CORAZZI MODA ONLINE